Licenciatura

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Aveiro tem por finalidade fornecer uma formação sólida em engenharia informática, área que se tem vindo a revelar como o principal motor de desenvolvimento nas economias avançadas. Diferenciando-se de outros cursos existentes na Universidade de Aveiro, esta licenciatura oferece uma formação de 1º ciclo com uma ênfase combinada em Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

Mais concretamente, esta licenciatura pretende fornecer as seguintes competências:

Compreender e utilizar metodologias de desenvolvimento de software em projetos de pequena e larga escala.
Planear e escrever programas corretos, robustos, eficientes, bem organizados e bem documentados.
Compreender e utilizar modelos e abstrações na conceção, implementação e utilização de sistemas computacionais e de informação.
Entender os aspetos fundamentais em arquitetura de computadores e sistemas operativos, e a sua importância no desenvolvimento e execução de aplicações informáticas.
Aplicar conhecimento nas áreas de cálculo, probabilidades, estatística e matemática discreta em problemas da área da informática.
Aplicar técnicas de avaliação e gestão de qualidade em projetos de Engenharia Informática.
Comunicar eficazmente e saber trabalhar em equipas multidisciplinares.
Reconhecer a necessidade de, e ter a capacidade para, se envolver ativamente num processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida.
Os objetivos gerais da Licenciatura em Engenharia Informática estão especificamente estruturados nas vertentes de conhecimento, aplicação de conhecimento, análise crítica, comunicação eficaz e aprendizagem autónoma, aspetos que de uma forma ou de outra fazem parte do projeto educativo da UA.

 

Saídas Profissionais

No mercado de trabalho da Informática em Portugal, na Europa e no mundo ainda faltam profissionais. Este ciclo de estudos contribui para fazer face às necessidades desse mercado de trabalho, que é um dos mais estáveis e promissores para os jovens licenciados.

 

Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos: 19 Matemática A ou 02 Biologia e Geologia 19 Matemática A ou 07 Física e Química 19 Matemática A

O cálculo da nota de acesso considera:

  • 60% da nota do ensino secundário
  • 40% da nota da prova de ingresso